Youtube Icon
Instagram Icon
GBIF

Ferramenta “Biodiversity Data Cleaning” (bdc) agraciada com o primeiro lugar do desafio “Ebbe Nielsen 2022” do GBIF.

A ferramenta bdc (“Biodiversity Data Cleaning”), desenvolvido pelo nosso egresso Bruno R. Ribeiro e colaboradores sob orientação do Dr. Rafael Loyola, foi agraciada com o primeiro lugar do desafio “Ebbe Nielsen 2022” promovido pelo GBIF.

 

*********************

 

A ferramenta bdc (“Biodiversity Data Cleaning”), desenvolvido pelo nosso egresso Bruno R. Ribeiro e colaboradores sob orientação do Dr. Rafael Loyola, foi agraciado com o primeiro lugar do desafio “Ebbe Nielsen 2022” promovido pelo GBIF. Dentre os colaboradores do trabalho, temos também os egressos do PPG EcoEvol Karlo Guidoni-Martins, Lucas Jardim e Geiziane Tessarolo.

 

.

 

O bdc é um pacote para a plataforma R desenvolvido com intuito de facilitar a avaliação da qualidade e a limpeza dos dados de biodiversidade. As funções disponibilizadas no pacote permitem harmonizar e integrar registros de ocorrência de espécies de diferentes fontes, padronizar a taxonomia de diferentes grupos (animais, plantas, fungos, etc) e identificar e corrigir problemas nas coordenadas e na data de coleta dos registros. Várias figuras, tabelas e relatórios são automaticamente criados com objetivo de facilitar a interpretação dos resultados e tornar o processo de limpeza dos dados transparente e reprodutível. A estrutura do pacote organizada em módulo temáticos e os vários tutoriais disponibilizados possibilitam que o pacote seja utilizado até por usuários com pouca experiência em programação.

 

O trabalho descrevendo o bdc, publicado na prestigiosa revista inglesa Methods in Ecology and Evolution, fez parte da tese de doutorado de Bruno R. Ribeiro, defendida em 2021 e agraciada com o prêmio CAPES de tese (menção honrosa) na área de Biodiversidade em 2022.

 

GBIF